Serasa Score: Tudo Que Você Precisa Saber!

O que é o Serasa Score?

Ele é uma importante ferramenta que tem como objetivo auxiliar o processo de tomada de decisão de concessão de crédito e realização de negócios.

O Serasa Score indica, por meio de uma pontuação, que vai de 0 e 1.000, qual a chance de determinado perfil de consumidores pagar as suas contas em dia nos próximos 12 meses.

O Score Serasa é grátis?

Sim. Você não paga nada para consultar seu score. Basta se cadastrar no site do Serasa Consumidor e consultar!

Para que serve a pontuação de crédito?

Antes de decidir se emprestamos ou não dinheiro a alguém, pensamos quem é essa pessoa e como ela se comporta, certo? É assim com pessoas e também com empresas.

Antes de dar crédito a um consumidor, as empresas precisam ter mais dados sobre ele para fazer uma análise de risco de crédito mais adequada.

E é aí que entra o score, uma ferramenta que mostra as chances de um determinado grupo de pessoas com o mesmo perfil pagar contas nos próximos 12 meses.

Quais empresas utilizam o Serasa Score?

Rede lojas, empresas de telefonia, de TV a cabo, comércio, bancos, financeiras e prestadores de serviços em geral. Ou seja, empresas que concedem crédito aos consumidores em geral.

Como posso ter acesso ao meu score?

Para consultar sua pontuação do Serasa Score é só acessar serasascore.com.br. Após fazer seu cadastro, você poderá ver o seu Serasa Score na sua área logada com toda segurança e sem pagar nada.

Posso consultar o score de outras pessoas?

Não. Essa informação é um serviço da Serasa destinado apenas a auxiliar na análise de crédito, disponível para as empresas montarem o seu processo de tomada de decisão sobre negócios e para os próprios consumidores acessarem para conhecer a própria pontuação do Serasa Score.

Você informa seu CPF e cria um usuário e senha. Assim, nenhuma outra pessoa física pode acessar seu score.

Confira!
4 Dicas Para Limpar Seu Nome

5 Dicas Para Sobrar Mais Dinheiro!

Que informações compõem o Serasa Score?

O seu Serasa Score é formado por informações relevantes para a análise de risco de crédito, tais como cadastrais, negativas e positivas (desde que você tenha aberto o cadastro positivo na Serasa) disponíveis na base de dados da Serasa no momento da consulta, e relacionados às consultas realizadas pelos clientes da Serasa.

Como é a pontuação do Serasa Score?

O cálculo do Serasa Score apresenta um resultado que vai de 0 e 1000. De acordo com o resultado é possível conhecer o comportamento de um grupo de pessoas que tem perfil semelhante ao seu e prever qual é a chance de esse grupo, ao qual você pertence, pagar as suas contas.

Como aumentar meu score?

A pontuação do Serasa Score é dinâmica, e é calculada no momento da consulta considerando as informações disponíveis na base de dados da Serasa.

Mas melhorar a sua pontuação faz parte de um processo de mudança de comportamento para que o mercado veja você de outra forma.

Logo, para a sua pontuação mudar para melhor você pode:

  • Limpar seu nome;
  • Pagar suas contas em dia;
  • Manter seus dados cadastrais atualizados na Serasa; e
  • Abrir o seu cadastro positivo na Serasa.

VIVER DE RENDA! CONQUISTE SUA INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA!

Melhorar seu Serasa Score pode ajudá-lo a obter crédito no mercado, mas a decisão de concedê-lo é sempre da empresa para quem você o pediu. A Serasa não interfere nessa decisão, pois cada empresa tem seus próprios critérios e políticas para fazer negócios.

O Cadastro Positivo pode ajudar no Serasa Score?

Ele pode ajudar, sim! O Serasa Score considera os dados positivos daquele consumidor que possui o Cadastro Positivo aberto na Serasa.

As empresas têm um prazo de até 7 dias para iniciar o envio das informações positivas para a Serasa a partir do recebimento ou efetivação da adesão ao Cadastro Positivo.

O Cadastro Positivo reúne todo seu histórico de crédito e não só as contas que você deixou de pagar: seus financiamentos, cartões de crédito, empréstimos com bancos e com o comércio e outras contas que você paga todos os meses.

Ele permite que as empresas que concedem crédito façam uma avaliação individual e mais precisa do seu histórico de crédito.

Por que minha pontuação pode ser diferente entre os credores?

O Serasa Score é um dos modelos estatísticos existentes no mercado para a análise de risco de crédito. As empresas podem utilizar outros modelos estatísticos desenvolvidos de acordo com as suas necessidades.

Qual a pontuação para conseguir empréstimos ou crediários?

Cada empresa tem a sua própria política, informações e critérios para aprovar ou não um crédito. Uma boa pontuação poderá trazer melhores chances de aprovação, mas não a garante.

Assim, é possível que uma empresa conceda crédito para uma pessoa com um score baixo, mas outra empresa não conceda crédito para uma pessoa com o score alto, por exemplo.

Tudo dependerá da política de cada empresa e das demais informações que ela utiliza na sua análise.

7 Lições Sobre Dinheiro que Você PRECISA SABER!

Meu score de crédito mudou desde a última vez que eu acessei, por quê?

A pontuação do Serasa Score é dinâmica e calculada sempre na hora que você a consulta, refletindo o seu comportamento até aquele momento. Logo, ela só muda quando há alguma alteração nas suas informações na base da Serasa como:

  • Atualização do seu CEP de residência
  • Entrada ou saída da sua participação em uma empresa
  • Presença ou ausência de consultas à Serasa
  • Presença ou ausência de dívidas vencidas negativadas

Desde quando existe o Score fora do Brasil?

O score de crédito não é nenhuma novidade e é apenas uma das formas de avaliar pedidos de crédito pelos Bancos e Lojas. Países como Estados Unidos, França e Itália usam o sistema de score.

Limpei meu nome, mas meu score segue baixo. O que fazer?

O score avalia seu histórico como um pagador e não apenas um momento específico da sua história de crédito. Por isso, negativações passadas podem afetar o seu score de crédito.

O que faz com que o score de alguém que nunca teve nome negativado normalmente seja mais alto do que alguém que já tenha passado por essa situação.

Mas o score é um sistema dinâmico e ao iniciar um histórico de pagamentos em dia e de nome limpo, isso já começa a contar para ajudar a melhorar seu score.

5 Hábitos de Pessoas Ricas Que Devemos Copiar!

Sou dono de uma empresa. Se ela falir isso afeta meu score?

O Serasa Score considera informações sobre a sua participação em empresas e, se ela passar por dificuldades financeiras e falir, isso pode afetar a sua pontuação.

Isso acontece porque, estatisticamente, existe uma possibilidade maior de os sócios se endividarem para tentar salvar a empresa.

Posso pagar para aumentar meu score de crédito?

Não. O score de crédito é reflexo dos seu comportamento como pagador. Não confie em empresas que mandam e-mails ou oferecem produtos que prometem aumentar seu score. A única maneira de fazer isso é seguindo nossas dicas para aumentar sua pontuação.

 

Serasa Score: Tudo Que Você Precisa Saber!
5 (100%) 3 votes